Endodontia

A endodontia é a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo, tratamento e manutenção da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária.

Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos de suporte.

Quando a polpa infectada não é removida, podem resultar dor e edema. Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares e sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído.

O tratamento pode ser realizado em apenas uma consulta, porém quando o dente apresentar presença de infecção estiver infectado, presença de pus ou inchaço e em casos especiais, o tratamento pode precisar de maior número de sessões.

Atualmente existem técnicas e materiais, além do auxílio de medicamentos eficazes, que permitem a realização do tratamento de canal com maior tranquilidade e segurança, desmistificando a idéia que ainda hoje algumas pessoas têm sobre este tipo de tratamento. Com as evoluções médicas, dificilmente o paciente sentirá dores durante o procedimento.

Felizmente, os pacientes têm se conscientizado de que perder, ainda que um único dente, por medo ou limitação de recursos, pode representar um prejuízo real à toda saúde bucal e à saúde em geral. Reconhecendo que, na verdade, esse tratamento é uma possibilidade acessível de salvamento do elemento, conservando-o, no limite de suas condições e fragilidades.

Um dente tratado endodonticamente e devidamente restaurado pode durar a vida toda, desde que você mantenha todos os cuidados com higiene e faça check-ups regulares.

É hora de cuidar
do seu sorriso!