Periodontia

A odontologia, como muitos podem imaginar, não trata apenas dos dentes, cuida também de todo o tecido de implantação e suporte dos mesmos. Este sistema é constituído por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento (área que contorna as raízes).

A periodontia é a área responsável pela preservação da saúde desses tecidos e consequentemente é também quem trata das patologias que os acometem, conhecidas como doenças periodontais.

A placa bacteriana é a principal causadora dessas doenças, que podem ir de uma inflamação da gengiva, mais conhecida como gengivite, que tem como sinais o inchaço e o sangramento gengival, até casos mais sérios, como a periodontite, doença que acomete os tecidos de suporte dentário, osso e fibras, e quando não tratada no início, agrava-se, causando amolecimento do elemento dentário e como consequência sua perda. Embora a deficiência de higienizações seja a grande vilã causadora da inflamação e infecção destes tecidos, o cigarro, o diabetes, a imunidade baixa e outros hábitos alimentares são fatores que contribuem e podem agravar o problema. É importante salientar que, não diferente de outros quadros infecciosos, os microrganismos presentes nas doenças periodontais e seus subprodutos podem cair na corrente sanguínea, expondo o paciente a uma das complicações mais graves da periodontite não tratada, que é a endocardite bacteriana, uma infecção nas válvulas do coração.

Além dos tratamentos dedicados à manutenção e tratamento, a periodontia é encarregada dos procedimentos que destinam-se ao restabelecimento da estética dessa região. Temos a Plástica gengival ou gengivoplastia, destinada a remover tecido em excesso e dar recontorno a área, dando aos dentes novas dimensões e o Peeling gengival, procedimento destinado ao clareamento da gengiva. Este procedimento consiste na descamação do tecido com instrumentos manuais, ultrassom e laser . Os resultados obtidos com estes tratamentos, tem grande efeito na autoestima do paciente, aumento sua confiança ao sorrir.

É hora de cuidar
do seu sorriso!